Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Werlang comportamento canino





Total de visitas: 1400
Por que adestramento?

 

Porque levamos nossos cães a uma escola ou recebemos um profissional de Adestramento em nossas casas?

 

 

Porque introduzi-lo ( o cão ) em  aulas de condicionamento de comandos  e de correção comportamental?

 

 

Muitas pessoas procuram por adestradores , porem poucas delas pelo motivo certo e no momento ideal.

O adestramento na verdade serve muito mais como terapia comportamental do que unicamente para ensinar o cão a fazer todos aqueles truques e acrobacias que estamos acostumados  a ver. Mesmo porque a palavra chave para que o cão faça tudo isso é obediência.

Sem isso o cão jamais ira executar qualquer ordem.

Existem o caso de pessoas que contratam o adestramento só depois que acontece o pior e isso  vai desde simplesmente cavar buracos no jardim ate atacar o próprio dono. O adestramento é para ensinar ao cão regras de convívio em sociedade digamos que se trate de aulas de etiqueta para cães. A partir do momento que encararmos o adestramento não só como uma solução para problemas, mas  também como uma forma de evita-los ,certamente não passaremos por uma serie de dissabores que muitos donos de cães vivenciam por não dar ao adestramento  a atenção necessária.

É preciso deixar claro que o sucesso do adestramento não depende só do adestrador. A partir do momento em que  entregarmos o cão nas mãos do adestrador  e dizermos : “toma é todo teu” já é possível para o profissional perceber que não ficou claro todo o trabalho que envolve o adestramento.

O sucesso depende também do dono que em pré supostamente vai colocar em pratica todas as orientações  que forem passadas no decorrer do curso. Caso contrario a obediência vai se limitar ao adestrador  o que não é nada interessante para o dono nem tampouco para o bom profissional.

Obediência é questão de hierarquia! É um erro acreditar que vou entregar meu cão nas mãos de um adestrador e ele vai resolver todos os meus problemas e depois me entregar o cão com um controle remoto e um manual de instruções.

O cão não é uma maquina e o adestramento não é um milagre! Mudanças de habito de minha parte resultarão em mudanças de hábitos do cão.

O que determina a obediência é a forma que vou agir em cada situação,reprimir o cão não é errado nem baixa a estima dele.

A partir do momento em que só corrige o cão sempre que necessário a necessidade de corrigir diminui ate chegar a zero. Um exemplo pode ser o junto,o qual o objetivo é que o cão ande do meu lado esquerdo sem puxar a guia,farejar,ficar para trás....se todas as vezes que necessário ele for corrigido o numero de erros vai diminuir ate que o comando junto alcance a sua perfeição. Nesse ponto já é possível que o comando junto seja feito sem necessidade de usar a guia(exceto em cães de grande porte e com potencial de agressividade alto que a lei exige que em local publico se utilize a guia e focinheira). Todos os cães independente da raça ou idade poderão e irão aprender ,porem obediência é questão de hierarquia e ouvindo,entendendo e colocando em pratica toda a metodologia que envolve o adestramento, o dono poderá obter o resultado esperado. O trabalho é simples porem requer paciência e atenção aos mínimos detalhes.

 

 

 

 

                                                        Cristiano werlang